Diversas oportunidades para alunos e egressos
Apresentação
A Central de Carreiras da Faculdade Ipemig é um departamento vinculado ao CEAP (Centro de Estágio e Aperfeiçoamento Profissional) da Faculdade Ipemig.
Esse departamento é responsável por ofertar o serviço de empregabilidade, atuando na inserção dos seus estudantes e egressos no mercado de trabalho.
Temos como objetivo atender ao acadêmico da Faculdade Ipemig com vistas a aconselhar, orientar e dar dicas de como elaborar um currículo e como se portar diante de uma entrevista e do mercado de trabalho.
Objetivo
Apresentação
O objetivo da Central de Carreiras é apoiar o desenvolvimento econômico e social dos discentes e egressos, apoiando na melhoria da qualidade de vida da população por meio de ações voltadas para a empregabilidade, inserção e recolocação profissional.
Público Alvo
Alunos FIPEMIG
São todos os alunos devidamente matriculados em um dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, na modalidades de ensino presencial e a distância.
Alunos EGRESSOS
São Egressos, todos estudantes, que concluíram um curso cmpleto de ensino superior conosco, como graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) e pós-graduação lato sensu.
Entrar bem no mercado de trabalho é o desejo de muitas pessoas. No entanto, para conseguir se destacar é preciso mais do que boa vontade! Capacitação e qualificação constantes são palavras-chave muito importantes nesse processo. Mas além disso, há outras coisas que também merecem sua atenção. Veja então algumas dicas:
- Dica 1 – Faça uma graduação
Fazer uma faculdade será parte importantíssima em seu processo de entrada no mercado de trabalho. É a partir dela que você vai começar a adquirir seus conhecimentos gerais em relação à área que irá optar por trabalhar. Além de prepará-lo no âmbito científico e o familiarizar com o lado prático da profissão, você estará mais bem colocado em relação aos que não começaram a graduação ainda.
Fazer o seu curso de graduação/tecnólogo/licenciatura na Faculdade Ipemig, será o ponto de partida para a sua preparação para o mercado. Vale lembrar que durante esse processo de vivência, é importante que você se esforce para cumprir os prazos que forem propostos e criar um bom relacionamento com seus professores e futuros colegas de profissão.
- Dica 2 – Faça cursos de atualização
Os cursos de atualização são ótimas ferramentas para um profissional se preparar melhor para o mercado de trabalho. A partir deles é possível se aprimorar em temas mais recentes e estar por dentro de novidades da sua área de atuação, com ótimos profissionais. Se você deseja direcionar bem a sua carreira para um âmbito específico, fazer esse tipo de curso também pode ser fundamental para deixar seu currículo mais atrativo.
O mais legal é que para fazer um curso de atualização não é preciso ter concluído a faculdade, então você já pode começar desde agora a aprender mais e aprimorar seu currículo.
Você nosso aluno da Faculdade Ipemig, possui condições especiais para todos os cursos de capacitação e especialização do Grupo Ipemig! Não perca tempo e acesse já o nosso site e fique por dentro de todos os nossos cursos!
- Dica 3 – Desenvolva sua experiência
Além da faculdade e dos cursos de atualização, comece a pensar de que maneira vai desenvolver a sua experiência na área.
ANTES
- Prepare-se;
- Domine seu currículo;
- Planeje-se para chegar no horário marcado (se for em vídeo, entre na ferramenta com antecedência);
- Informe-se sobre o traje usual da empresa (mesmo para entrevistas remotas);
- Se possível, pesquise sobre a vaga e vá preparado para falar de seus resultados em empresas anteriores.
DURANTE
- Em entrevistas presenciais, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme;
- Mantenha contato visual com o entrevistador, mesmo em entrevistas por vídeo;
- Não fale mal de seu atual ou antigo empregador;
- Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou;
- Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego;
- Tenha referências profissionais para fornecer;
- Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo;
- Faça perguntas. A entrevista é uma via de mão dupla.
DEPOIS
- Passe um feedback para o consultor de recrutamento;
- Mantenha contato com o RH/DP.
- Dados Pessoais Devem aparecer logo no início do documento. É fundamental incluir seu telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente. Muitos recrutadores pedem o seu perfil do Linkedin, caso o tenha, não deixe de colocar!
- Objetivo Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando apenas o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo.
- Formação acadêmica Os cursos de formação devem ser apresentados por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.). Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação. Mencione sempre o nome do curso, da instituição e o ano de conclusão.
- Experiência profissional Mencione o período de atuação, nome da empresa, cargo e suas atribuições. Esteja atento para a descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o selecionador conhecerá o seu potencial. Se possível inclua números e porcentagens que possam enfatizar os resultados alcançados em cada empresa. Coloque suas qualificações em forma de itens, para facilitar a avaliação do selecionador.
- Idiomas Cite apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui no mesmo. Se você estiver estudando algum idioma, deixe isso claro no currículo. Desta maneira o selecionador saberá que você está investindo em seu aperfeiçoamento.
- Cursos Cite apenas os cursos relacionados a área de interesse. Coloque o tema e o nome das instituições onde foram realizados.
- Informática Destaque suas habilidades na área de informática, citando os programas e ferramentas do seu conhecimento.
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1. Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial. Assumindo um compromisso, este se torna sua responsabilidade, principalmente o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.
2. A vestimenta diz muito para as outras pessoas assim é recomendável roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes, dentre outros erros devem ser evitados, sob pena de perder com a seriedade. Tome cuidados com higiene pessoal.
3. O ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a sério, assim, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
4. Sempre ao entrar em um local peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele
5. Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.
6. Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.
7. A maioria das corporações possuem códigos de ética e de conduta a ser seguido. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.
8. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite ao máximo assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
9. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso.
10. Além do celular, também é necessário cuidado com outras ferramentas tecnológicas e principalmente com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para utilização destas, por isso busque saber os limites;
11. Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback
12. Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.
13. Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e também, ceder.
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