Papel do assistente social: Atuação em escolas de ensino médio

Publicado em: 29 de janeiro de 2025
Escrito por: Esther Andrade

O ambiente escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos jovens. Além disso, é um espaço essencial para a construção de valores e a formação de cidadãos.

Dentro desse contexto, o assistente social exerce uma função crucial, pois promove a inclusão, assegura a permanência dos alunos e enfrenta desafios estruturais que impactam a educação.

Este texto explora a atuação do assistente social nas escolas de ensino médio, destacando sua relevância, os desafios enfrentados e o suporte oferecido pelas políticas públicas.

Qual é o papel do assistente social nas escolas de ensino médio?

O assistente social nas escolas atua como um mediador entre a instituição de ensino, os alunos, suas famílias e a comunidade. Dessa forma, ele fortalece os vínculos entre esses grupos e contribui para a resolução de problemas sociais que afetam o desempenho acadêmico.

Seu papel inclui, por exemplo, identificar vulnerabilidades sociais que possam comprometer a aprendizagem, como situações de pobreza, violência doméstica, discriminação ou problemas de saúde mental. Além disso, ele elabora e implementa estratégias que promovem a inclusão social e educacional, garantindo, assim, um ambiente escolar mais acolhedor e equitativo.

Como o serviço social contribui para a inclusão e permanência dos alunos na escola?

O serviço social desempenha um papel essencial na construção de um ambiente escolar inclusivo. Para isso, adota medidas como o acompanhamento contínuo de alunos em situação de vulnerabilidade, a articulação com redes de apoio externas e a promoção de políticas de equidade.

Além disso, os assistentes sociais trabalham ativamente para reduzir as taxas de evasão escolar. Eles fazem isso oferecendo suporte às famílias e promovendo projetos educativos voltados para a prevenção de problemas como o bullying e a exclusão social. Dessa forma, contribuem para que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de acesso e permanência na escola.

Quais são os desafios enfrentados pelos assistentes sociais no ambiente escolar?

Os assistentes sociais enfrentam inúmeros desafios no ambiente escolar. Entre os principais, podemos destacar:

Falta de recursos: Muitas escolas carecem de infraestrutura adequada, bem como de equipes multidisciplinares completas para atender às demandas sociais dos alunos.

Desconhecimento do papel do assistente social: Em alguns casos, a comunidade escolar não compreende totalmente a função desse profissional, o que, por sua vez, pode dificultar sua atuação.

Altas demandas: O número elevado de alunos em situação de vulnerabilidade acaba sobrecarregando os profissionais, comprometendo, assim, a qualidade do atendimento prestado.

Desafios institucionais: Obstáculos burocráticos e a falta de articulação entre os órgãos públicos também podem limitar significativamente a eficácia das intervenções.

Como a formação em Serviço Social prepara profissionais para atuar no contexto educacional?

A graduação em Serviço Social capacita os futuros assistentes sociais para compreender as dinâmicas sociais e institucionais que impactam diretamente a educação. Durante a formação, os estudantes desenvolvem competências como:

  • Análise crítica das desigualdades sociais e seus reflexos no ambiente escolar.
  • Elaboração de projetos e políticas de intervenção social.
  • Mediação de conflitos e fortalecimento de redes de apoio.

Consequentemente, essas habilidades permitem que o assistente social atue de maneira eficaz na promoção da inclusão, da permanência e do bem-estar dos alunos.

Quais políticas públicas apoiam a atuação do serviço social nas escolas?

No Brasil, diversas políticas públicas sustentam a inserção do assistente social no ambiente escolar. Entre as mais relevantes, podemos citar:

  • Lei nº 13.935/2019: Determina a obrigatoriedade da presença de assistentes sociais e psicólogos nas redes públicas de educação básica.
  • Plano Nacional de Educação (PNE): Estabelece metas para reduzir a desigualdade educacional e garantir o acesso à educação de qualidade.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Garante o direito à educação e reforça a necessidade de proteger crianças e adolescentes de situações de risco.

Portanto, essas políticas proporcionam as bases legais para a atuação dos assistentes sociais, ao mesmo tempo que reforçam o compromisso do Estado com a educação inclusiva.

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